quinta-feira, 30 de março de 2017

Possíveis temas para praticar redação diariamente, para a redação do Enem e para expressão oral em sala

Veja 17 possíveis temas da redação do ENEM 2017
Religião
É um tema digamos que, complexo, mas se você analisar acaba dando uma boa redação. Não estamos falando da religião de cada um, mas sim das influências que isso causa no mundo e nas pessoas.
Afinal, os últimos ataques terroristas na França estão diretamente ligados ao extremismo religioso. Então este pode vir a ser um tema pertinente para a Redação Enem.
Meio Ambiente
Todo mundo já está cansado de ouvir que o nosso meio ambiente está sendo prejudicado com a poluição dos gases e do lixo. Mas além de ouvir, nós mesmos devíamos propor soluções. Porque o governo não pode ouvir a opinião da população? Será que as medidas que eles tomam estão sendo corretas?
Talvez eles devessem agir de outra maneira para combater de vez esse mal que nos atinge? Esse tema pode servir para lhe fazer pensar, principalmente após o maior acidente ambiental da História do Brasil.
Em novembro de 2015, o rompimento da barragem na cidade de Mariana – MG, devastou uma região e poluiu o Rio Doce, chegando a despejar resíduos tóxicos no mar. Uma tragédia sem precedentes que pode ser um dos possíveis temas de redação  Enem 2016.
Aquecimento Global
Todo mundo viu as notícias da falta de água em tal lugar e do excesso da mesma em outros lugares. Também vimos às notícias de incêndios na Mata Atlântica. Tudo isso está afetando cada vez mais o nosso aquecimento global, em 2016 ele pode estar bem pior. Talvez seja esse o tema da redação?
Consumismo
Nós vivemos em um mundo de consumo, onde as empresas inventam novos produtos todos os meses para influenciar as pessoas a comprar mais e mais. Isso pode ser normal para muita gente, mas há pessoas que dependem disso para viver.
Há pessoas que para se acalmarem, precisam comprar e comprar. Enquanto outras compram apenas para ter ou colecionar. Cada vez as pessoas compram mais, o que leva o mundo a dar valor apenas para o que nós temos e não para o que somos.
Crise Econômica do Brasil
Um dos possíveis temas de redação ENEM é a crise econômica. Foram muitos os fatores que levaram isso a acontecer, o principal deles é a corrupção na política. Isso afetou o Brasil de uma forma que ninguém consegue ficar sem falar ou ouvir sobre isso, está por todos os lados.
A inflação teve a maior alta dos últimos anos, aumentando o valor de produtos e serviços, desvalorizando o salário dos trabalhadores e consequentemente fazendo retrair o poder de consumo da população. Esse momento fatídico do país pode ser um dos temas abordados na redação em 2016.
Alimentação Saudável
Será que as pessoas estão optando por se alimentar melhor pela sua saúde ou apenas para adquirir um corpo mais bonito? Como eu falei antes, muitas pessoas dão mais valor ao ter do que ao ser. O que nos leva a pensar que muitas pessoas estão se alimentando melhor apenas para TER um corpo melhor.
Crise Hídrica
Todos nós vimos a crise que afetou diversos reservatórios brasileiros, isso nos preocupou durante muito tempo e ainda pode voltar a nos preocupar. O que será que podemos fazer para melhorar isso?
Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016
2016 é o ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Rio de Janeiro e o Brasil todo estão se preparando para esse momento. Quando a prova acontecer os jogos já vão ter ocorrido, então o tema pode seguir a linha de legado deixado depois dos jogos.
Maioridade Penal
A maioridade penal é um tema muito polêmico, há diversas opiniões por todo o lado. Isso está nas mãos de muitas pessoas, o que você faria e qual sua opinião?
Vícios
Hoje em dia os vícios não estão ligados apenas as drogas ou ao álcool, os celulares também se tornaram o vício de muitas pessoas. Eles são usados 24 horas por dia, para diversas opções, mas isso acaba prejudicando muita gente.
Alimentos
Enquanto uns consumem em excesso, outros sofrem com a falta dele. Muitas crianças ainda sofrem com a falta de alimentos para sobreviver e por isso acabam morrendo por não ter os devidos nutrientes.
Atividades Físicas
O sedentarismo e a obesidade têm afetado milhares de pessoas por todo o Brasil. Será que a solução seria investir em campanhas que influenciam as atividades físicas? Ou será que apenas as atividades físicas são o suficiente para resolver isso?
Homofobia
Muitas pessoas ainda praticam a homofobia na internet, pois através dela você não precisa se identificar nem ter medo. Por esses e diversos outros motivos, a homofobia tem se tornado um assunto bastante discutido entre a sociedade.
Limites da Internet
O humor feito na internet, as piadinhas e ainda o preconceito estão passando dos limites. Muitas pessoas são ofendidas e não acham o seu agressor, pois ele se esconde atrás de uma tela de computador ou atrás de um celular.
Um dos possíveis temas da Redação do ENEM 2016 é a discussão dos limites na internet, até quando o humor não é ofensivo (Foto: Divulgação)
Violência
Ela está em todas as esferas da sociedade, pode até parecer um tema banalizado, mas cada vez mais as autoridades tem tentado discutir medidas para ajudar a diminui-la. Em todos os noticiários cada vez vemos mais casos de violência por todo o Brasil. A possibilidade de ser um dos possíveis temas de redação Enem 2016 é grande, pois o tema pode abranger.
Conceito de Família no Século XXI
O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.
Justiça com as Próprias Mãos
O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.
Tema bastante polêmico nos últimos anos, com casos de repercussão nacional, como o boato espalhado por uma rede social que mostrava um retrato falado de uma suposta sequestradora de crianças, desencadeou uma onda de ódio por uma mulher inocente, que foi espancada até a morte.
Veja mais Alguns Possíveis Temas de Redação do ENEM 2017
Desigualdade Étnica e de Gênero
O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.
Liberdade de Expressão e Mídia
Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo em 2015. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.
Limites entre Estética e Saúde
Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.
Escândalo e Corrupção na FIFA
Recentemente foi divulgada a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e a esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atento(a) a isso!
Consumo de Álcool e Droga por Adolescentes
Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.
Intolerância Religiosa
Novamente, o ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países.
Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.
Limites entre Humor e Bullying
Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.
Gestão de Resíduos Urbanos
Em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A gestão de resíduos ainda é um tema bastante em alta devido à enorme quantidade de lixo produzido anualmente no Brasil.
Coleta seletiva e logística reversa são alguns dos termos importantes de serem entendidos. Para conhecer mais sobre a lei e sua importância na sociedade, pode ser consultada a explicação no site do Ministério do Meio Ambiente.


Os 15 temas mais prováveis para a prova de Redação ENEM 2017
Nós separamos alguns tópicos com assuntos de muita relevância atualmente, porém ainda há tempo para a decisão do tema e as notícias alteram a toda hora.
Mais uma vez lembramos que o mais importante é se manter informado diariamente.
Abaixo 15 temáticas que tem muitas chances de serem abordadas na Redação ENEM 2017.
1. Inclusão Digital ;
2. Igualdade de gênero no Brasil
3. Doenças virais e casos de saúde pública;
4. Maior idade penal;
5. Tragédias ambientais;
6. Crise Política;
7. Sistema Prisional Brasileiro;
8. Mobilidade Urbana;
9. Relação entre globalização e mudanças climáticas;
10. Avanço em pesquisas cientificas;
11. Direitos trabalhistas;
12. Manifestações populares;
13. Desenvolvimento sustentável;
14. Segurança da informação x Segurança nacional;
15. Crescimento do empreendedorismo no Brasil.
Nós separamos os temas de acordo com a reunião de assuntos que circulam na sociedade, mas o assunto das provas do ENEM é sempre bem focado em resolver um problema, por isso, se pede que você proponha uma solução na sua redação dissertativa-argumentativa.


Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2017
O tema da redação do ENEM 2017 é escolhido em meio a assuntos que são abordados no nosso cotidiano. Acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais do Brasil e do mundo podem ser temas da prova do exame.
Alguns assuntos são mais prováveis, devido a sua grande repercussão política ou por fazerem parte das discussões feitas pela sociedade.
A falta de água
Pode ser um possível tema já que este problema faz parte há mais de um ano da vida dos moradores do sudeste e persiste há mais de um século no cotidiano de nordestinos. A prova pode solicitar que o assunto seja discutido sobre esse viés, questionando as políticas de públicas de combate à seca e o comportamento da população para evitar a falta d’água.
A falta de recursos hídricos
É a crise do setor energético que está impactando no aumento da conta de energia e, por consequência, no setor comercial, industrial e na própria residência das pessoas. A prova pode pedir para o estudante relacionar a falta de recursos, as questões políticas nessa crise e a solução para a geração de energia, principalmente, uma energia que impacte menos no meio ambiente.
As manifestações políticas
Que estão acontecendo nas ruas, mas que participaram das redes sociais, como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político e levando às pessoas as ruas. É interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.
A mobilidade urbana
É um problema que afeta vários países no mundo, praticamente todas as cidades grandes, principalmente, do Brasil sofrem com o excesso de carros particulares, poucas linhas de transporte público e falta de incentivo de transportes alternativos, como as bicicletas. A prova pode pedir ao estudante indicar alternativas para melhorar a mobilidade urbana e falar sobre o conflito entre os diferentes públicos que utilizam as vias de trânsito, como o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista de carro.
Preconceito racial
Que alguns atletas ainda sofrem no meio esportivo, principalmente, em relação às torcidas que, em momentos de fúria, xingam jogadores com palavras preconceituosas, além de qualquer outra forma de preconceito racial, também pode ser um tema da redação do ENEM 2017.
Praticar a escrita da redação com os temas das provas dos anos anteriores é um exercício muito eficaz
O conceito da família
Deste século, com o objetivo de debater sobre a adoção de crianças por casais homossexuais e sobre a nova norma na guarda compartilhada de crianças, quando os pais se divorciam.
Dengue, Zica e Chikungunya
O tema pode pedir para falar dos novos casos das doenças, das campanhas de combate e sobre a conscientização da população. Os crescentes casos de microcefalia, que ainda não tem sua ligação comprovada com a transmissão do mosquito aedes aegypti.
As campanhas de vacinação
Principalmente contra o Sarampo e o HPV, para meninas de até 13 anos de idade. Um assunto batido, mas que o estudante deve estar sempre preparado é sobre os problemas no Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos, além do Programa Mais Médicos.
O limite da estética e da saúde
Também é um bom assunto. Até onde o ser humano pode ir para atingir a sua exigência em relação à beleza. O busca pelo corpo perfeito, com dietas, cirurgias plásticas e produtos, tem limite?
A sustentabilidade de empresas e o aquecimento global
São assuntos comuns nessa área. Mas, no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um tema que agora está sendo muito debatido nos municípios do país. Então é importante saber sobre o que é essa política, o dever dos governos municipais e como a população pode cobrar a coleta seletiva.
Justiça com as próprias mãos
Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.
Corrupção na Petrobras
O tema mais recorrente na mídia nos últimos meses é perfeitamente possível cair na redação do ENEM. Desde as primeira etapas da Operação Lava-Jato a mais de dois anos, está praticamente todos os dias nos noticiários. É um assunto muito polêmico pois envolve nomes da política e de grandes empresas e gerou o estopim nas manifestações contra e a favor do atual governo brasileiro.
Desigualdade étnica e de gênero
O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.
Liberdade de expressão e mídia
Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo em 2015. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.
Limites entre estética e saúde
Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.
Escândalo e corrupção na FIFA
Recentemente foi divulgada a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e a esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atento(a) a isso!
Consumo de álcool e droga por adolescentes
Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.
Limites entre humor e bullying
Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.


20 Temas da Redação do Enem 2017
1. Família: O seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a adoção, a união e adoção por casais homossexuais, a guarda compartilhada nos casos de divórcio.
2. Água: A falta, os problemas enfrentados pela sua falta, o problema na vida da população do sudeste nos últimos anos e há cerca de um século no nordeste do país. A prova pode solicitar do estudante a discussão das políticas públicas para reverter o problema e também ao comportamento da população para evitar o gasto de água.
3. Mobilidade Urbana: Esse é um problema na maioria dos países, inclusive no Brasil, ainda mais nas grandes cidades do país. A discussão de melhorias e fornecimento de opções de transporte e ainda na melhoria para o uso de transporte alternativo (bicicletas). O tema pode pedir que o estudante trate desse problema analisando o ponto de vista de ciclistas, pedestres e motoristas, além de requerer proposta da melhoria e resolução dos conflitos.
4. Preconceito racial: Um tema bem presente na mídia e nas discussões da população. O tema ainda pode tratar da relação entre o preconceito e o esporte, onde já ocorreu alguns episódios de preconceito. O tema ainda pode discutir sobre o preconceito no cotidiano, suas causas e soluções para esse problema.
5. Campanhas: A vacinação e suas campanhas promovidas pelo Governo tem gerado grande discussão entre a população, ainda mais a vacinação contra o HPV, que é feita em meninas de até 13 anos de idade, e contra o Sarampo. O estudante deve se preparar ainda para discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e programa como o Mais Médicos, que mesmo sendo um assunto passado pode vir a tona no Enem 2017.
6. Meio ambiente: É um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que esta ameaçado devido a extração de petróleo e outros.
7. Redes Sociais: Seu uso, o impacto na vida das pessoas e da sociedade, a ética e a moral nas redes sociais, pode ser o tema da redação do Enem 2017, além de ser atual e presente na vida da maioria das pessoas, as redes sociais ainda desempenham papel de socialização, opinião informação e debate entre as pessoas.
8. Bullying: Uma prática bem atual, esse problema se estende em países no mundo todo, ainda mais no período escolar, onde as crianças e jovens são o principal alvo dessa prática. A redação pode vir a discutir as causas e soluções para esse problema constante e crescente na sociedade atual.
9. Tecnologia: Os avanços tecnológicos estão a cada dia crescendo, com isso muitos debates e discussões também. O assunto pode ser tema de prova da redação do Enem 2017, a discussão dos benefícios, malefícios e impactos na vida das pessoas.
10. Esportes: Com o acontecimento da Copa do Mundo, no Brasil em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o tema dos esportes tem sido muito divulgado, além da discussão da sua importância na vida e formação das crianças, adolescentes e jovens. Com tamanho impacto e importância tem a chance de esse ser o tema de prova.
11. Ocupação: A conscientização dos jovens e adolescentes no país é cada vez maior, a atual cena de ocupação de escolas públicas têm chamado a atenção, trazendo a tona a importância do diálogo e respeito pela opinião desses jovens. O tema pode levantar questões como a importância da Educação e da participação dos estudantes nas políticas públicas para essa importante área.
12. Violência: Um tema sempre recorrente e infelizmente atual, podendo ser o tema de prova, discutindo as causas, políticas públicas e soluções possíveis para esse problema.
13. Crianças: O seu direito, a proteção, e diversas questões atuais relacionados a crianças pode ser o assunto do Enem 2017, sempre atual, cada vez mais importante e necessário.
14. Desigualdade: O Brasil ainda é um país bastante desigual, esse assunto é sempre presente e discutido pela população. O tema pode discutir as causas e possíveis soluções para sanar ou diminuir a desigualdade crescente no país.
15. Estética: A beleza e a estética são assuntos presente na mídia e redes sociais, com uma certa discussão sobre aceitação dos padrões, sendo possível verificar a valorização maior pelas pessoas e até marcas das diferenças de peso, raças e diferentes tipos de beleza e conceitos de estética, podendo ser esse o tema de redação do Enem 2017, devido a sua relevância e atualidade.
16. Sustentabilidade: Muito tem se falado sobre esse assunto, a preservação do meio ambiente através de boas práticas das pessoas e empresas se faz cada vez mais necessária. A prova pode vir a levantar questões como a coleta seletiva, a diminuição de produtos químicos e poluentes no meio ambiente entre outras questões relacionadas.
17. Aedes Aegypti: O mosquito que vem assolando o pânico na população nos últimos anos, devido a ser o agente transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e a febre Chikungunya. A prova deve discutir as políticas públicas para evitar o problema e alternativas para diminuir ou solucionar a epidemia causada por esse mosquito.
18. Geração de energia: Esse pode ser tema de prova, devido a grande importância para todos, vindo a discutir as fontes não renováveis como petróleo, gás natural e carvão mineral, e as fontes renováveis como a energia eólica (ventos), energia solar e também energia das águas. O tema pode vir a discutir a mudança das energias não renováveis pelas renováveis, seus impactos, benefícios e mudanças causadas na vida das pessoas e do meio ambiente.
19. Redução da maioridade penal: No Brasil a maioridade penal é de 18 anos, porém a uma discussão e projeto de lei para a diminuição da idade penal vir a ser de 16 anos no país. A prova pode discutir as razões, benefícios, malefícios e causas da diminuição da idade penal no Brasil.
20. Liberdade de expressão: A mídia, as redes sociais, são sinônimos de expressão e liberdade, porém é discutido até onde é possível exercer esse direito sem ferir o outro.
Esses são apenas alguns temas possíveis para a prova de redação do Enem 2017. O estudante deve ficar sempre bem informado para estar preparado e com conhecimento sobre variados temas e assuntos para fazer uma boa prova de redação no Enem 2017.


ARTIGOS DE ATUALIDADES

CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

SUSPENSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL

MORTE DE FIDEL CASTRO

AIDS NA ATUALIDADE: TRATAMENTO E CURA

IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA

DIREITA E ESQUERDA

VÍRUS ZIKA E O GRANDE SURTO DE MICROCEFALIA

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA (MG)

ATENTADOS DE 13 DE NOVEMBRO EM PARIS

CRISE DA GRÉCIA NO VESTIBULAR E ENEM

CRISE DOS REFUGIADOS NA EUROPA

IMINÊNCIA DE CRISE ECONÔMICA NA CHINA

70 ANOS DO ATAQUE NUCLEAR NO JAPÃO

TORNADOS EM SANTA CATARINA

DEBATE SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO

ASPECTOS ATUAIS E RELEVANTES SOBRE A DENGUE

REAPROXIMAÇÃO ENTRE CUBA E ESTADOS UNIDOS

O AVANÇO DO ESTADO ISLÂMICO E A TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

OS 50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

METEOROS PERSEIDAS

O GRANDE SURTO DE EBOLA

PROTESTOS NA VENEZUELA E REVOLUÇÃO BOLIVARIANA

CONFLITOS E PROTESTOS NA UCRÂNIA

ARIEL SHARON E A QUESTÃO PALESTINA

NELSON MANDELA E SEU LEGADO NA ÁFRICA DO SUL

LEILÕES DO PRÉ-SAL

CONFLITOS NA SÍRIA E INTERVENÇÃO DOS EUA

MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL

O PLEBISCITO SOBRE REFORMA POLÍTICA

MARGARET THATCHER, ENTRE A ADORAÇÃO E O ÓDIO

NOVAMENTE O CONFLITO ENTRE AS COREIAS

YOANI SÁNCHEZ NO BRASIL E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

RENÚNCIA DE BENTO XVI E OS VESTIBULARES DE 2013

A COMISSÃO DA VERDADE NO VESTIBULAR

RIO + 20: QUAL O LEGADO, AFINAL?

O MOVIMENTO “YOSOY132”: A CHAMADA “PRIMAVERA MEXICANA”





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O copo de água

O COPO DE ÁGUA Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão. Levantou um copo com água e perguntou à platéia: - Quanto você...