domingo, 29 de novembro de 2009

A escrava Isaura, por Suelen Beledelli

A escrava Isaura

Editora : Martin Claret

Isaura, escrava branca e bem-educada, é assediada pelo senhor, Leôncio, recém-casado com Malvina. Isaura se recusa a ceder aos apelos de Leôncio, como já fizera no passado, sua mãe, que, por ter repelido o pai de Leôncio, fora submetida a um tratamento tão cruel que, em pouco tempo, morrera.
Para forçá-la a ceder, Leôncio manda Isaura para a senzala, trabalhar com as outras escravas. Sempre resignada, suporta passivamente o seu destino. No entanto, seu pai, ex-feitor da fazendo, consegue tirá-la de lá e foge com ela para Recife. Em Recife, Isaura usa o nome de Elvira e vive numa pequena casa com seu pai. Então, conhece Álvaro, por quem se apaixona e é correspondida.
Vai a um baile com ele, onde é desmascarada e reconhecida. Álvaro, ainda que surpreso, não se importa com o fato de ela ser uma escrava e resolve impedir que Leôncio leve ela de volta pra a fazenda, inclusive tentando comprá-la, mas não consegue convencer ele, e ele leva Isaura de volta para o cativeiro na fazenda.

Leôncio este falido e, com o objetivo de conseguir um empréstimo do pai de Malvina, consegue se reconciliar com a mulher, afirmando que Isaura é quem o assediava. Então, para punir Isaura, Leôncio manda que ela se case com Belchior, jardineiro da fazenda. Entretanto, Álvaro descobre a falência de Leôncio e compra a dívida dos seus credores, tornando-se proprietário de todos os seus bens, inclusive de seus escravos. No dia do casamento de Isaura, antes que se celebrasse a cerimônia, Álvaro aparece e reclama seus direitos a Leôncio. Vendo-se derrotado e na miséria, Leôncio suicida-se. Tudo termina, portanto, com a punição dos culpados e o triunfo dos justos.

Critica: Eu achei o livro muito bom ele mostra como era a vida das escravas e também ele é um romance muito bonito que depois que tudo que ela passou ela pode ser feliz.

Eu recomendo sim esse livro porque ele te faz começar a ler e não parar mais Le é muito interessante.

Um comentário:

  1. aqui muito bom o resumo,mas vc sabe a complicação,conflito,ação modificadora do conflito e o climax desse livro

    ResponderExcluir

O copo de água

O COPO DE ÁGUA Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão. Levantou um copo com água e perguntou à platéia: - Quanto você...