sábado, 12 de dezembro de 2009

Um cadáver ouve rádio, por Samanta Delabeta



Samanta Delabeta

T: 82 - Nº 31

Ficha de leitura – Professora Fernanda

"Um cadáver ouve rádio" é um livro do escritor Marcos Rey lançado no ano de 1983 pela Coleção Vaga-Lume da Editora: Ática.

Alexandre, mais conhecido como Boa Vida era um sanfoneiro que todos gostavam. Um dia ele foi encontrado por Muriçoca, morto em uma construção, com o radio ligado e sem sua sanfona, o único objeto de valor que ele tinha. Muriçoca jurava ter subido porque ouviu o rádio, mas estava mesmo assim sob suspeita da policia.

Uma amiga do cadáver fica indignada de como quando a pessoa é pobre ninguém comenta sua morte e nem sequer vai atrás do por que que ela aconteceu, então , com a ajuda do delegado Doutor Arruda, decide pedir ajuda ao trio de jovens detetives, Leo, Gino e Angela.

Quem teria motivos para matá-lo? Boa-Vida era casado, mas ele e a mulher não moravam mais juntos. Ele tinha um primo, Sandoval. Os outros suspeitos eram João, outro sanfoneiro que poderia matar Boa-Vida pela concorrência e o que mais lhe incriminava era o motivo dele estar com a gaita de Boa Vida .

O que ajudou mesmo os detetives foi um anúncio no rádio que dizia que o vencedor de 200 milhões de cruzeiros precisava ser encontrado. Com base nisso os jovens junto ao delegado deduziram que Boa Vida era esse vencedor, e que estava junto a alguém escutando o resultado quando foi morto, assim o assassino ficaria com o dinheiro. Isso explicaria o fato de sua mulher ter sido morta, para que não ficasse com ela o prêmio, e sim com o PRIMO. Sim, Sandoval foi o assassino, para o espanto de todos. Sandoval cometeu seu segundo crime com Elvira, para que pudesse ser ele o milionário.

As coisas se esclareceram, e João Valentão explicou que estava com a gaita porque Boa Vida lhe devia algum dinheiro. Sandoval foi preso, justiça foi feita e assim esclarecido o crime da sanfona, como era chamado pelos jornais.

Comentário: Eu já havia lido esse livro, e como eu gostava muito da história escolhi ele como melhor opção ele para finalizar os trabalhos de português de 2009. Uma das minhas maiores paixões é ler, e livros como esse são bons, pois te prendem a história. Eu fico ansiosa, mesmo já lendo, pois você se torna mais um detetive na história, e liga os fatos, imagina cenas, para desvendar o crime. O livro é bom mesmo. :)




Chegou o Windows 7. Deixe seu computador mais simples e fácil. Clique para conhecer.


Chegou o Windows 7. Deixe seu computador mais simples e fácil. Clique para conhecer.


Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.


Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.

14 comentários:

  1. adorei esse livro...

    ResponderExcluir
  2. o livro é o melhor livro que eu já li

    ResponderExcluir
  3. que booooooooooooooom estava precisando do resumo, agora nao vou precisar ler o livro eeeêeeÊeEÊê

    ResponderExcluir
  4. obrigada sem o seu resumo nao ia saber o que fazer
    beijos Lu

    ResponderExcluir
  5. uhul nao vou precisar ler o livro para a prova.

    ResponderExcluir
  6. q livro legaaaaaaaal

    ResponderExcluir
  7. graças a deus que existe a internet

    ResponderExcluir
  8. obr me ajudou mt na minha prova desse livro deixei pra ler na ultima ora e n o terminei entao li o seu resumo e ele me ajudou mt obr

    ResponderExcluir
  9. muito obrigada estava desesperada!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado tirei 8,00 na prova por causa desse resumo, vlw mesmo!!!
    - -
    L
    ------
    )

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, alguém sabe onde posso encontrar este livro, preciso de urgente para a minha filha estudar pra prova...whatsApp 962801218

    ResponderExcluir

Links sobre o furacão Irma

https://elpais.com/internacional/2017/09/10/actualidad/1505059822_453630.html?rel=lom https://elpais.com/elpais/2017/09/11/opinion/150514...