sábado, 12 de dezembro de 2009

Um cadáver ouve rádio, por Samanta Delabeta



Samanta Delabeta

T: 82 - Nº 31

Ficha de leitura – Professora Fernanda

"Um cadáver ouve rádio" é um livro do escritor Marcos Rey lançado no ano de 1983 pela Coleção Vaga-Lume da Editora: Ática.

Alexandre, mais conhecido como Boa Vida era um sanfoneiro que todos gostavam. Um dia ele foi encontrado por Muriçoca, morto em uma construção, com o radio ligado e sem sua sanfona, o único objeto de valor que ele tinha. Muriçoca jurava ter subido porque ouviu o rádio, mas estava mesmo assim sob suspeita da policia.

Uma amiga do cadáver fica indignada de como quando a pessoa é pobre ninguém comenta sua morte e nem sequer vai atrás do por que que ela aconteceu, então , com a ajuda do delegado Doutor Arruda, decide pedir ajuda ao trio de jovens detetives, Leo, Gino e Angela.

Quem teria motivos para matá-lo? Boa-Vida era casado, mas ele e a mulher não moravam mais juntos. Ele tinha um primo, Sandoval. Os outros suspeitos eram João, outro sanfoneiro que poderia matar Boa-Vida pela concorrência e o que mais lhe incriminava era o motivo dele estar com a gaita de Boa Vida .

O que ajudou mesmo os detetives foi um anúncio no rádio que dizia que o vencedor de 200 milhões de cruzeiros precisava ser encontrado. Com base nisso os jovens junto ao delegado deduziram que Boa Vida era esse vencedor, e que estava junto a alguém escutando o resultado quando foi morto, assim o assassino ficaria com o dinheiro. Isso explicaria o fato de sua mulher ter sido morta, para que não ficasse com ela o prêmio, e sim com o PRIMO. Sim, Sandoval foi o assassino, para o espanto de todos. Sandoval cometeu seu segundo crime com Elvira, para que pudesse ser ele o milionário.

As coisas se esclareceram, e João Valentão explicou que estava com a gaita porque Boa Vida lhe devia algum dinheiro. Sandoval foi preso, justiça foi feita e assim esclarecido o crime da sanfona, como era chamado pelos jornais.

Comentário: Eu já havia lido esse livro, e como eu gostava muito da história escolhi ele como melhor opção ele para finalizar os trabalhos de português de 2009. Uma das minhas maiores paixões é ler, e livros como esse são bons, pois te prendem a história. Eu fico ansiosa, mesmo já lendo, pois você se torna mais um detetive na história, e liga os fatos, imagina cenas, para desvendar o crime. O livro é bom mesmo. :)




Chegou o Windows 7. Deixe seu computador mais simples e fácil. Clique para conhecer.


Chegou o Windows 7. Deixe seu computador mais simples e fácil. Clique para conhecer.


Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.


Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.

16 comentários:

  1. o livro é o melhor livro que eu já li

    ResponderExcluir
  2. que booooooooooooooom estava precisando do resumo, agora nao vou precisar ler o livro eeeêeeÊeEÊê

    ResponderExcluir
  3. obrigada sem o seu resumo nao ia saber o que fazer
    beijos Lu

    ResponderExcluir
  4. uhul nao vou precisar ler o livro para a prova.

    ResponderExcluir
  5. graças a deus que existe a internet

    ResponderExcluir
  6. obr me ajudou mt na minha prova desse livro deixei pra ler na ultima ora e n o terminei entao li o seu resumo e ele me ajudou mt obr

    ResponderExcluir
  7. muito obrigada estava desesperada!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado tirei 8,00 na prova por causa desse resumo, vlw mesmo!!!
    - -
    L
    ------
    )

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, alguém sabe onde posso encontrar este livro, preciso de urgente para a minha filha estudar pra prova...whatsApp 962801218

    ResponderExcluir
  10. me ajudou muito nem vou ler esse livro para fazer a prova ja sei muita coisa so com esse resumo amei!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Desculpe mas não entendi no começo esta escrito (Os outros suspeitos eram João, outro sanfoneiro que poderia matar Boa-Vida pela concorrência e o que mais lhe incriminava era o motivo dele estar com a gaita de Boa Vida .) mas pelo que entendi depois você escreveu (João Valentão explicou que estava com a gaita porque Boa Vida lhe devia algum dinheiro. ) assim não pude entender quem realmente estava com a gaita de Boa Vida.Espero que alguem possa me responder obg...

    ResponderExcluir

O copo de água

O COPO DE ÁGUA Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão. Levantou um copo com água e perguntou à platéia: - Quanto você...