quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Crepúsculo - Stephenie Meyer, por Gabriel Vanzo Rodrigues


Título do livro: Crepúsculo
Autora: Stephenie Meyer
Edição: 2ª edição
Editora: Editora Intrínseca (Brasil)
Síntese:
Isabella Swan decide-se mudar da ensolarada cidade de Phoenix, no Arizona, para a chuvosa cidade de Forks,em Washington, para viver com seu pai Charlie. Sua mãe, Renée, sentia-se triste por não poder acompanhar seu novo marido, Phil, aos jogos de basebol, então Bella decide mudar-se para dar mais espaço ao casal.
Forks é uma cidade pacata, onde todos se conhecem e, então, a chegada de Bella despertou curiosidade nos moradores de lá, e sua chegada era bastante aguardada. Na escola, Bella logo conhece vários colegas e torna-se amiga de Mike, Jessica, Angela, Eric e Tyler.
Sem demorar muito, Bella descobre como seria monótona e entediante a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, um lindo e misterioso rapaz que senta ao seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade e servisse de escape para sua rotina diária. Nos primeiros dias que ela o vê, Edward aparenta sentir repulsa por ela, chegando a tentar mudar seus horários para evitá-la.
Entretanto, quando a van fora de controle de Tyler está prestes a atropelar Bella no estacionamento, Edward salva-a do perigo sobrenaturalmente, como é percebido pela jovem que assinala que ele estava muito distante de si para poder puxá-la da trajetória do veículo e que, a mossa deixada no automóvel após o embate, era em tudo semelhante à estrutura dos ombros do rapaz.
Edward recusa-se, todavia, a falar sobre o assunto. Bella evita falar com ele durante algum tempo, mas no dia em que ela vai com as suas amigas até Port Angeles, mete-se, de novo, em apuros, de modo que Edward salva-a novamente. A partir deste instante, a cada passagem do livro, ambos acabam por se tornar cada vez mais próximos.
Ela acaba descobrindo por seu amigo Jacob Black, da tribo Quileute, que Edward e a sua família (os Cullen) são vampiros vegetarianos, ou seja, que não se alimentam de sangue humano.
Apesar da natureza da família Cullen, Bella e Edward apaixonam-se e conseguem manter-se juntos durante algum tempo. A sua relação aparentemente perfeita só é, no entanto, lançada ao desespero quando James (um vampiro rastreador) pousa os seus olhos em Bella.
Após ter fugido do seu acossador, a jovem vê-se obrigada a reencontrá-lo, sob a suspeita deste ter sequestrado a sua mãe. Bella dirige-se a um antigo estúdio de balé no qual dançava quando era pequena, e onde James pretende sugá-la até à morte. Edward, junto com os outros membros da família Cullen, consegue, porém resgatá-la, antes que James consiga pôr termo à sua vida.


Crítica do livro:
Na minha opinião, a paixão cega de Bella pelo estranho Edward, a relação de risco dos dois e a "luta interna de Edward" deixam esse livro muito interessante. Ele trata sobre magia, vampirismo e sobre a adolescencia. Eu recomendo esse livro para todas as pessoas que procuram entrar em uma história diferente da que estamos acostumados a acompanhar. Para mim, o livro foi muito bem detalhado na medida do possível, já que é uma narrativa da personagem principal e levando em conta que ela não participou de vários acontecimentos retratados na adaptação cinematográfica de Twilight (nome original). Esse livro fas parte de uma saga, contudo muitos lugares e personagens que não são muito bem descritos nele foram descritos na sequencia dos outros três livros.

Um comentário:

  1. Muito bem, Gabriel. É uma leitura fascinante, impossível parar de ler. E quando acaba deixa o gostinho de quero o outro livro...

    ResponderExcluir

O copo de água

O COPO DE ÁGUA Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão. Levantou um copo com água e perguntou à platéia: - Quanto você...